Compartilhando as melhores informações do mundo do Contact Center.

sábado, 27 de outubro de 2012

Evolução Tecnológica do Datacenter

Até o final da década de 90, as estantes onde ficavam os servidores eram de madeira e eram feitas na própria carpintaria da Infoglobo. Os cabos ficavam totalmente expostos, pois era necessário um monitor dedicado para cada servidor. Dá para imaginar a quantidade de monitores e emaranhado de fios atrás de cada servidor? Os backups eram feitos em unidades de fitas conectadas a cada servidor, sendo que alguns backups utilizavam mais de dez fitas, que eram inseridas manualmente pelos operadores, após o término de cada etapa.

Este ambiente era dividido com as processadoras de filme e papel, que revelavam os fotolitos que davam origem as chapas usadas para impressão do jornal nas rotativas.


No início do ano 2000, as velhas estantes de madeira foram trocadas por uma estante modular de aço, onde os cabos ficavam armazenados em calhas apropriadas. Começamos a utilizar também alguns switches onde eram conectados vários servidores a um só monitor, melhorando bastante a aparência e a confiabilidade do ambiente.

Entre os anos de 2003 e 2005 começamos a adquirir os primeiros racks, onde vários servidores ficam empilhados verticalmente, fazendo com que o espaço fosse melhor aproveitado. Começamos assim o desmonte dos primeiros módulos de estante.

Nessa época, os backups começaram a ser feitos automaticamente no nosso primeiro robô de fitas, aumentando assim a confiabilidade na recuperação de dados perdidos acidentalmente.


Entre 2007 e 2010, a tendência dos racks verticais se expandiu e a maior parte dos 130 servidores físicos foi armazenada nesses racks. O robô de backup foi trocado por outro de capacidade bem maior (Fitas LTO) e boa parte dos dados passaram a ser armazenados em discos externos (Storages).

Como o sistema de refrigeração era precário e a alimentação elétrica apresentava muitos problemas devido aos No-Breaks não atenderem com segurança o nosso Datacenter, havia um processo muito temido e contestado pela Tecnologia e pelos nossos principais usuários: o “DESLIGA NO DATACENTERT”. Quase que trimestralmente, vários analistas de TI vinham à empresa na madrugada de domingo para desligar todos os servidores e deixar a equipe de infraestrutura predial fazer suas manutenções preventivas na parte elétrica da empresa. Raras foram as vezes em que todos os sistemas voltaram sem problemas ou sem que nenhum equipamento tenha queimado na volta da energia. Um tremendo transtorno!



Atualmente, possuímos apenas um módulo de estante, onde estão alguns servidores de empresas fornecedoras. Os demais servidores estão alocados em racks mais modernos ou foram virtualizados.

O “Desliga no Datacenter” praticamente não existe mais, pois, além dos servidores/racks atuais terem dupla alimentação, os sistemas de refrigeração e elétrica também são redundantes.

A maior parte dos dados está armazenada em storages mais modernos. Todos os backups são feitos automaticamente e a recuperação de dados perdidos acidentalmente é feita sem maiores problemas.

Evolução total Veja como estamos hoje:



Nenhum comentário:

Postar um comentário